As unidades administradas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar terão uma programação especial para celebrar a Semana de Enfermagem. A edição deste ano tem como tema o "Empoderamento da Enfermagem na prática clínica e sua aplicabilidade no cuidado centrado no paciente". O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado hoje.
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) promoveu na quinta e sexta-feira últimas um café de confraternização. A unidade tem 174 profissionais da área de Enfermagem. "Essa é uma profissão que se valorizou muito ao longo do tempo. O empoderamento dá respaldo ao enfermeiro na sua participação no dia a dia. A comemoração desta data é o reconhecimento desta profissão que é árdua e intensa nos cuidados com os pacientes", ressaltou a direção da entidade.
No dia 15, o Caps AD realizará uma roda de conversa sobre a importância da enfermagem e divulgará informações aos pacientes sobre a higienização das mãos. Já no dia 17, a equipe da unidade preparou uma atividade com uma câmera escura, quando será possível identificar qual a maneira correta de lavar as mãos. A ideia é colocar em prática o que foi passado pela equipe de enfermagem durante a roda de conversa. A ação é destinada aos pacientes e colaboradores.
A programação da Semana da Enfermagem na UPA 24h Doutora Corasi Alves de Andrade, no Oropó, será realizada entre os dias 15 e 16. A unidade vai preparar um café especial para os colaboradores da enfermagem, além de oferecer um dia de beleza, como massagem e maquiagem.
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado.
Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de onze Estados brasileiros - a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde foi o primeiro presidente da instituição.