Compartilhe
A programação de mutirões de combate ao Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya, tem continuidade neste sábado na Vila São Francisco (Raspadão) e Jardim Nova Poá. Os agentes de Controle de Endemias e Comunitários realizarão vistorias completas nos quintais e terrenos baldios em busca de focos do mosquito. Utensílios que podem acumular água devem ser colocados na frente das casas, para coleta destes materiais.
A prevenção e combate ao Aedes aegypti estão sendo intensificados pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, com os mutirões, que já aconteceram nos bairros: Nova Poá, Vila Varela, Calmon Viana, Jardim Débora/São José, Jardim América, Vila Jaú/Vila Bandeirantes, Vila São Francisco, Jardim Emília, Cidade Kemel e Vila Perracine.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde de Poá, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos da Indaiá, os mutirões são extremamente importantes, já que é feito um trabalho de conscientização da população. "O trabalho de combate e prevenção é realizado diariamente pela equipe da Vigilância e o mutirão intensificará as ações que são realizadas periodicamente".
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fabiani Ferri, neste sábado a equipe realizará o cata-treco com parceria da Secretaria do Serviços Urbanos. "O foco será o bloqueio que consiste em eliminação de criadouros e utilização de larvicidas".
Além dos mutirões, as equipes de Controle de Endemias realizam inspeções, denúncias, vistorias em locais públicos, palestras e a cada trimestre a avaliação de Densidade Larval (ADL) com o objetivo de mapear pontos de atuação do mosquito.