A Secretaria Municipal de Meio ambiente elaborou um projeto para ser executado por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) que prevê a manutenção e preservação do ribeirão Balainho. O rio está com prioridade máxima nos cuidados da região, informou ontem a Prefeitura de Suzano.
A secretaria afirmou que o convênio entre a secretaria e o fundo estadual deve ser firmado nos próximos dias e que um estudo mais detalhado deve ser realizado no rio. A pasta também sugeriu ações para melhorias na qualidade da água e no fluxo do rio Balainho.
Informação surgiu após a publicação do Grupo Mogi News sobre o levantamento apresentado pela Organização Não Governamental (ONG) SOS Mata Atlântica sobre a qualidade dos rios no Alto Tietê.
Mogi das Cruzes também figura no estudo com o ribeirão Ipiranga. De acordo com o levantamento da SOS Mata Atlântica, a situação está regular. Sobre a qualidade da água, a prefeitura informou que o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) investirá R$ 9 milhões, sendo R$ 7,6 milhões do governo federal, na construção de um coletor-tronco de esgotos na margem direita do corpo d'água. Pelo projeto, os dejetos coletado serão enviados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em Suzano, por meio do futuro coletor.
Nos córregos Iijima, Itaim e Dias, a Secretaria de Obras, Planejamento Urbano, Saneamento, Verde, Meio Ambiente e Habitação de Ferraz de Vasconcelos, afirmou que a cidade está finalizando o Plano de Saneamento Básico do município, e planeja ações para 20 anos. Segundo a pasta, o projeto está sendo concluído em parceria com a Sabesp e prevê diversas manutenções nos rios. Periodicamente é realizado a limpeza de resíduos nos locais.
Em Arujá, a prefeitura informou que o córrego Baquirivu, que foi apresentado como regular durante o levantamento, é monitorado por ela em conjunto com a Sabesp, na qual são realizadas coletas, de forma rotineira, para avaliação da qualidade da água em vários pontos do córrego e de acordo com os relatórios da Sabesp, os índices do Baquirivu estão dentro dos parâmetros permitidos.
*Texto supervisionado pelo editor.