O projeto Anjos da Guarda, que visa aproximar a Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes de alunos e pais, foi iniciado na segunda-feira passada e pretende atender cerca de 900 estudantes neste início da implantação, em seis escolas da rede municipal de ensino. Ontem, a unidade de ensino atendida foi a Escola Municipal Vereadora Astrea Barral Nebias, em Jundiapeba. Na segunda-feira passada, as atividades tiveram início na Escola Municipal Doutor Álvaro de Campos Carneiro, também em Jundiapeba. 
A ação é uma iniciativa do Executivo junto à GCM, com o intuito de orientar alunos do 4º ano do ensino fundamental sobre temas como segurança, combate às drogas, direitos e deveres do cidadão e bullying. O projeto também conta com a participação das Secretarias de Educação e Segurança, além de professores interessados em colaborar.
Outras instituições atendidas serão o Cempre Oswaldo Regino Ornellas, Cempre Professora Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, Escola Municipal Professor Mário Portes e a Escola Municipal Doutor Benedito Laporte Vieira da Motta. 
No evento de ontem, na Escola Municipal Vereadora Astrea Barral Nebias, três guardas municipais foram responsáveis pelas palestras e dinâmicas com os alunos. Segundo a professora Eliana da Silva, de 42 anos, visando a formação do caráter do cidadão, é importante que os alunos sejam aconselhados desde a infância. "Quanto mais cedo eles receberem orientações sobre assuntos como drogas e bullying, melhor, pois é uma maneira de aumentar a prevenção contra vícios e atos violentos. Para os alunos, sentir essa proximidade da GCM também é importante e traz uma maior sensação de segurança", disse.
Neste início de ação, ainda não foi apresentado o material prometido aos alunos, como cartilhas e folders com informações sobre cidadania e prevenção contra as drogas. Após a confecção dos produtos, a distribuição será feita em todas as instituições participantes do projeto.
*Texto supervisionado pelo editor.