O programa Família Acolhedora, aprovado nesta semana na Câmara de Mogi, e que vem sendo debatido durante o mês de Combate ao Abuso Sexual, conta com 15 famílias cadastradas no sistema disponível no site da prefeitura. De acordo com a coordenadora do Programa Acolhedor, Regiane Prudente, esta é a única iniciativa do Alto Tietê que oferece um lar temporário para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Na ação, cada família cadastrada tem, por lei, o tempo máximo de dois anos para abrigar uma criança (estudado caso a caso) que, posteriormente, volta à sua família original, caso esta tenha condições de readaptar o atendido. Caso não seja possível, em último caso, essas crianças e jovens são levados a um abrigo específico da prefeitura.
A psicóloga e coordenadora do Programa Criança Feliz, Milena Grieco, explicou que o programa tem como objetivo realizar uma transição sutil na vida da criança. "Importante destacar que o programa Família Acolhedora é voltado para casos em que os pais biológicos não tenham perdido a guarda da criança, pois o objetivo é de que ela retorne para casa depois do período de acolhimento", explicou.
A coordenadora disse ainda que cada família passa por diversos processos depois do cadastramento, até que seja habilitada para receber a criança ou jovem. Fazem parte do processo entrevistas com cada indivíduo da família e em grupo, visitações domésticas e capacitação, que prepara a família para fazer parte do programa.
Segundo a assistente social, Claudia de Cassia Rosa, sete famílias já passaram da fase de cadastramento e já estão na fase do processo de visitação doméstica, onde a equipe de serviço social fará uma análise do local de cada família que está passando pela triagem.
Para a coordenadora, até junho o projeto já terá algumas famílias que estarão no último processo e ficarão aptas para acolher uma criança ou um adolescente que já esteja cadastrado no serviço de acolhimento institucional. Segundo ela, a triagem da família pode durar até dois meses.
*Texto supervisionado pelo editor.