O prefeito Rodrigo Ashiuchi vai nesta terça-feira a Brasília para se reunir com o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, e oficializar a volta da realização das perícias médicas na agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Suzano. O encontro, que foi intermediado pelo deputado federal Márcio Alvino, também servirá para tratar das melhorias na parte estrutural da unidade e do serviço prestado aos suzanenses no local. "Desde o dia 30 de abril, as perícias médicas feitas no INSS em Suzano foram interrompidas, ocasionando diversos transtornos à população, uma vez que a média era de 2 mil atendimentos mensais. Demos início a diversas tratativas para reverter essa situação e amanhã (hoje) vamos solucionar, de uma vez por todas, esse problema", explicou Ashiuchi.
Para o deputado federal Marco Bertaiolli, que tem acompanhado os trâmites para reverter a situação, submeter um doente a uma peregrinação a outra cidade é um absurdo. O INSS presta um serviço de altíssima importância, e o fechamento das perícias na unidade de Suzano é inaceitável. "Quem depende desses exames vive um momento de aflição e angústia.  É uma cidade grande, não podemos submeter os moradores a outras regiões. Isso é inaceitável. A agência de Suzano não pode fechar. Discordamos, e conseguimos reverter a decisão, que foi revista e, em 30 dias, os serviços voltam a ser realizados. Com a autorização do Paulo Guedes, a agência será reaberta", declarou.
De acordo com o prefeito de Suzano, além de governantes que representam a região, o Poder Executivo conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Suzano, por meio de seu presidente Wellington da Silva Santos. "No dia 29 de abril, nos reunimos (prefeitura e OAB) aqui no Paço Municipal para buscar soluções e, na oportunidade, unimos forças também com a Câmara de Suzano", informou.
Na semana seguinte, em 6 de maio, o prefeito, acompanhado do deputado federal Márcio Alvino, do deputado estadual André do Prado e do vereador Leandro Alves de Faria, se reuniu com o superintendente regional do INSS em São Paulo, José Carlos Oliveira, para solicitar a volta da realização das perícias médicas na agência de Suzano. "Buscamos todos os meios de resolução, pois entendemos a importância das perícias médicas para a população de Suzano, principalmente por sabermos que muitas pessoas dependem desse serviço e a distância das cidades que as acolheriam poderia chegar até 25 quilômetros, em Guarulhos", detalhou.
Por fim, o chefe do Executivo suzanense agradece os esforços dos deputados federais Márcio Alvino e Marco Bertaiolli e do deputado estadual André do Prado, bem como da presidente da Câmara de Suzano, Gerice Rego Lione, do vereador Leandro Alves de Faria e do presidente da OAB na cidade, Wellington da Silva Santos. "Foi por meio dessa união e do trabalho sério que conseguimos o retorno da realização das perícias médicas no município. Seguiremos atuando intensamente para que Suzano continue a crescer e a se desenvolver", concluiu o prefeito.