Hoje é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Para celebrar a data, a Secretaria de Assistência Social realiza durante todo o mês diversas ações, caminhadas, palestras e muitas outras atividades, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do tema.
O dia 18 de maio foi escolhido em memória a um crime bárbaro que marcou a cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, nesta data, em 1973, quando uma menina de apenas 8 anos foi raptada, estuprada e morta por alguns jovens.
Hoje, em Mogi das Cruzes, será realizada uma palestra sobre a prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, no Lar Batista, que fica na rua Schwartzmann, em Braz Cubas. De acordo com a Secretaria de Assistência Social e a prefeitura, a proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Ontem, a secretaria realizou uma mobilização no Largo do Rosário (Praça da Marisa), que contou com diversas crianças e adolescentes de vários projetos sociais. O tema do evento foi "Esquecer é permitir, lembrar é combater".
O diretor da Associação Mogicruzense para Defesa da Criança e Adolescente (AMDEM), Everaldo Carlos de Melo, acompanhou as crianças do projeto, que declamaram uma poesia encenada. "Para nós é motivo de alegria e uma honra poder participar de um movimento com a presença de tantas entidades, com o objetivo de conscientizar as pessoas para esse grave problema que, silenciosamente, atinge nossas crianças e adolescentes'', afirmou.
O vereador e membro da Comissão de Educação da Câmara de Mogi, Edson Santos (PSD), esteve presente no evento e conversou com as crianças e explicou a importância dessas atividades. "O projeto desperta a consciência, mas o foco precisa ser a luta diária. A conscientização precisa estar presente nos postos de saúde, nas escolas, onde tem criança ou adolescente necessitando desse apoio'', expôs o vereador, que é um dos criadores do projeto do município.
*Texto supervisionado pelo editor.