A pedagoga Caroline Arcari, escritora e mestre em Educação Sexual, ministrou a palestra "Os Desafios da Autoproteção de Crianças e Adolescentes", ontem, no auditório do Cemforpe. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento faz parte da programação da Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituída por meio de projeto de lei dos vereadores Edson Santos e Claudio Miyake.
Na abertura, a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, destacou a importância de abordar o tema e aprimorar o olhar de profissionais que atuam em áreas como Assistência Social, Saúde, Educação, além de conselheiros tutelares e outros membros da rede de proteção a crianças e adolescentes. "Precisamos estar sempre atentos e preparados para garantir acolhimento e apoio necessários nesses casos", afirmou.
A palestrante falou sobre o tema que vem desenvolvendo ao longo dos anos, desde a época em que ainda atuava em sala de aula. "A origem do meu trabalho foi ouvindo as crianças no meu dia a dia. Foi assim que surgiu a necessidade de elaborar um material que pudesse explicar, de forma lúdica e didática, a diferença entre o que é um toque de carinho e um toque de abuso para as crianças", comentou ela, que é autora da publicação "Pipo e Fifi", disponível em versões impressa e eletrônica.