A expectativa dos municípios do Alto Tietê que estão inclusos no planejamento da criação de oito polos industriais é positiva e pretende aumentar a quantidade de empregos, além de impulsionar a economia. A reportagem conversou com as Prefeituras de Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel e Arujá para conhecer as perspectivas. Os demais municípios também foram contatados, mas não enviaram respostas até o fim desta edição.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mogi, Clodoaldo de Moraes, afirmou que a proposta anunciada na semana passada pelo governador João Doria (PSDB) gerou muita motivação. "Nós já temos alguns polos industriais aqui em Mogi e o que está localizado no (distrito do) Taboão é uma das poucas áreas disponíveis para a instalação de empresas de grande porte. Com esses novos polos, a cidade vai crescer ainda mais economicamente", avaliou.
Por sua vez, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Suzano frisou que o Alto Tietê tem uma grande vantagem competitiva em relação às demais regiões. "Nós possuímos diversidade de segmentos industriais, como o comércio, que engloba papel, maquinário, medicamentos, produtos químicos, equipamentos, entre outros", explicou por meio de nota.
Para Ferraz, que estimou a expectativa em quantidade percentual, a meta é que os polos industriais impulsionem em 40% da economia local. Em relação à geração de postos de trabalho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento acrescentou que espera cerca de 20% de aumento nas vagas oferecidas 
Já em Arujá, segundo nota enviada à reportagem, a pasta municipal de Desenvolvimento Econômico espera avançar em cerca de 3,5% no crescimento industrial com a nova ação. "A cidade tem uma média de 2,82% ao ano, desde 2012, esperamos ultrapassar isso com as futuras inovações anunciadas pelo governador", estimou. Santa Isabel também tem boas expectativas de crescimento da economia com as novas unidades industriais. De acordo com a comunicado, elas trarão grande avanço para a cidade.
Anúncio
Na quinta-feira passada o governador anunciou, no Palácio dos Bandeirantes, a criação de 11 polos industriais em todo o Estado com a finalidade de aumentar as atividades empresariais. O Alto Tietê receberá oito desses polos. Os setores para a região são o automotivo; derivados de petróleo e petroquímico; metalúrgica; química; saúde e farmácia; bio-combustíveis; alimentos e bebidas e, por fim, têxtil, vestuários e acessórios. Apenas Salesópolis não está incluída nesta iniciativa.
*Texto supervisionado pelo editor.