O prefeito Marcus Melo (PSDB) protocolou, no final da tarde de ontem, a solicitação de Licença de Operação (LO) da avenida das Orquídeas. O documento é a última etapa burocrática para que a nova via possa ser inaugurada e foi entregue durante reunião com a presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Patrícia Iglecias, na sede da companhia, em São Paulo.
"Esta é uma obra muito importante para a mobilidade urbana de Mogi das Cruzes, que vai desafogar o corredor de ligação entre a região central com Braz Cubas e Jundiapeba, chegando até Suzano e o Rodoanel Leste. Além disso, ela será um indutor para o desenvolvimento daquela região da cidade", destacou Marcus Melo.
A expedição da Licença de Operação pela Cetesb é necessária para obras que possuam algum tipo de impacto ambiental. No caso de vias de grande fluxo, como o caso da avenida das Orquídeas, a movimentação de veículos e seu impacto sobre o ambiente e a fauna são itens analisados. Entre as ações executadas nos trabalhos da avenida das Orquídeas está a construção de rotas para a fauna, algo inovador para proteger animais que buscam cruzar as pistas sem riscos.
O material apresentado à Cetesb contém todos os estudos e levantamentos solicitados para a LO, que serão analisados pelo departamento técnico da companhia. Além disso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes também anexou todos os documentos entregues para a emissão das fases anteriores de licenciamento, em uma ação preventiva para que qualquer dúvida durante a análise possa ser sanada.
"A prefeitura está em dia com os prazos documentais. A solicitação da LO deve ser feita quando as obras estão em estágio final. Por isso, a administração fez o protocolo neste momento", explicou o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, que também participou da reunião.
O presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai, e o vereador Antonio Lino também participaram da reunião.