O prefeito Marcus Melo (PSDB) se reuniu ontem com a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva. Durante a audiência, realizada na sede da secretaria, na capital, foram discutidas solicitações de Mogi das Cruzes, como a implantação de um Centro de Inovação Tecnológica (CIT), ampliação de limite para crédito no Banco do Povo, maior integração de informações da Junta Comercial e a implementação de Frentes de Trabalho na cidade.
"Estamos trabalhando em vários eixos para o desenvolvimento do município, procurando investimentos, novas empresas e parcerias, sem esquecer da capacitação da população", destacou Marcus Melo.
Serão realizadas reuniões com os representantes de cada setor dentro da secretaria estadual para analisar os pedidos mogianos. Além disso, representantes da pasta visitarão a cidade para conhecer o Polo Digital de Mogi das Cruzes.
A criação de uma Centro de Inovação Tecnológica para a cidade foi uma das solicitações apresentadas à secretária. O CIT é concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, constituindo-se em espaço de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de setores econômicos. "Este é um pleito que já havíamos apresentado anteriormente ao governo do Estado e entendemos que a cidade precisa. Hoje, temos um espaço do Polo Digital, que desenvolve novas ideias, conta com empresas e cria um ecossistema favorável para o desenvolvimento. É natural que a cidade busque se desenvolver e instalar uma estrutura do Centro de Inovação Tecnológica", disse Marcus Melo.
A implementação de Frentes de Trabalho em Mogi das Cruzes foi outra solicitação apresentada pela prefeitura. A expectativa é que possam ser criadas oportunidades de trabalho e renda para a população, juntamente com a capacitação dos participantes. O prefeito lembrou que a iniciativa é importante para oferecer oportunidades para as pessoas e movimentar o comércio com recursos.
Outra ação que teria reflexos no desenvolvimento da cidade é a disponibilização do banco de dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo para integração de cadastros e facilitar o trabalho de abertura de empresas. "Hoje, a prefeitura, na Sala do Empreendedor, abre empresas em no máximo 24 horas, desde que seja de baixa incomodidade. Entendemos que é uma oportunidade já que avançamos para termos este modelo", disse o prefeito.
Também foi entregue uma solicitação para que o governo do Estado auxilie na implantação de infraestrutura em locais de desenvolvimento industrial, como o Distrito Industrial do Taboão e a Vila São Francisco.