O governador João Dória (PSDB) anunciou na tarde de ontem, no Palácio dos Bandeirantes, a criação de 11 polos industriais em todo o Estado com a finalidade de aumentar as atividades empresariais. O Alto Tietê receberá oito desses polos. Os setores para a região são o automotivo; derivados de petróleo e petroquímico; metalúrgica; química; saúde e farmácia; bio-combustíveis; alimentos e bebidas e, por fim, têxtil, vestuários e acessórios. Apenas Salesópolis não está incluída nesta iniciativa.
Para que a viabilidade da nova ação seja realizada de forma efetiva, seis focos serão seguidos para atingir o objetivo, como a simplificação tributária e regulatória, o incentivo à tecnologia e inovação, a qualificação da mão de obra e o investimento em infraestruturas.
Segundo informação do Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), de Mogi das Cruzes, nos próximos dias a empresa receberá mais informações sobre a forma que os benefícios destes polos vão chegar até as empresas da região. A entidade também reafirmou que o parque industrial do Alto Tietê é um dos mais importantes do Estado de São Paulo, que possui aproximadamente 1,8 mil indústrias de transformação nas cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.
De acordo com a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, a criação desses polos será para aumentar a produtividade do setor privado e melhorar as condições das cidades onde eles serão aplicados. "A atuação dos polos é para identificar falhas de mercado e atuar nas falhas de governo. Nosso trabalho é alavancar a produtividade e a competitividade do setor privado, para impulsionar e melhorar as políticas públicas nas regiões onde as cadeias produtivas estão instaladas".
Por sua vez, o governador João Doria afirmou que o objetivo é gerar emprego. "Geração de emprego não é com programa de assistencialismo, muito menos com paternalismo, é incentivando o setor produtivo, criando condições adequadas para o setor privado produzir, criar, gerar empregos, remunerar adequadamente, criando estabilidade e condições econômicas adequadas", afirmou.
*Texto supervisionado pelo editor.