Mogi das Cruzes é uma das cidades da região do Alto Tietê que vai receber a força-tarefa de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea), até a próxima sexta-feira. A ação começou ontem e, segundo os inspetores do conselho, desta vez o foco é vistoriar indústrias, empresas de mineração e também as demais que são de grande porte.
Mais de 80 cidades, incluindo as do Vale do Paraíba e as que compõem o ABC paulista, também participarão das fiscalizações que serão feitas por 20 duplas de agentes fiscais começando por Taubaté e Santo André. Logo após, a atividade vai abranger os municípios das 6ª e 7ª regiões administrativas do Crea, das quais Mogi faz parte. Ainda não foi informado pela entidade a quantidade de unidades fiscalizadas na região do Alto Tietê.
O resultado das vistorias será divulgado nos dias 5 e 6 do próximo mês, durante a realização do Congresso Regional de Inspetores (CRP), em São José dos Campos. As barragens de minério e água já foram vistoriadas no mês de março. Segundo o Crea, não foi possível esperar a data do início da força-tarefa para começar as vistorias. O motivo foi a preocupação após o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, Minas Gerais, que deixou 238 mortos e 32 pessoas desaparecidas, de acordo com os números divulgados ontem pelo Corpo de Bombeiros.
No primeiro semestre deste ano, os agentes do Conselho Regional realizaram atividades de vistoria em diversas áreas de mineração, águas subterrâneas, barragens de contenção, hidrelétricas, indústrias e estabelecimentos hospitalares.
O engenheiro Vinicius Marchese Marinelli, presidente do Crea, reforça que nos últimos dois anos já estavam acontecendo fiscalizações em algumas dessas atividades, como as dos estabelecimentos de saúde públicos e privados e seus equipamentos médico-hospitalares, além de outras que pudessem prejudicar o meio ambiente. Usinas de açúcar e álcool, empresas de extração de minérios, poços artesianos, aterros sanitários, indústrias e empreendimentos da área agronômica, como a produção de sementes e mudas, armazenamento e coleta de embalagens também fazem parte da lista.
* Texto supervisionado pelo editor.