Um adolescente de 14 anos foi encaminhado, na manhã de ontem, à Delegacia Central de Ferraz de Vasconcelos após postar em uma rede social uma foto na qual usava uma máscara com estampa de caveira e a frase: "eu vou matar um por um de vocês, sem exceções... aproveitem essa boa noite de sono, será a última". O jovem é aluno da Escola Estadual Martha Calixto Cazagrande, localizada na Vila Sofia, em Ferraz. De acordo com informações apuradas pela reportagem do Grupo Mogi News, não havia alunos na escola. No entanto, a Secretaria de Estado da Educação esclareceu que as aulas seguem normalmente e a escola possui parceria com a Ronda Escolar da Polícia Militar. Um celular e a máscara usada pelo jovem foram apreendidos para perícia.
A foto foi postada pelo adolescente na noite de quarta-feira e, por conta da repercussão que houve, os pais, junto a ele foram à delegacia registrar uma ocorrência. Em depoimento, o jovem contou ao delegado que a foto fazia parte de um jogo e que não tinha intenção de agredir ninguém. Ele ainda, ressaltou que estava sendo mal interpretado. No entanto, a situação tomou tamanha proporção que, por volta das 6h30 de ontem, a PM recebeu uma denúncia pelo Disque 190, na qual relatavam que um adolescente iria cometer um atentado contra os alunos que estudam na instituição no período da manhã.
Informações passadas pela Polícia Civil revelam que o irmão do adolescente avisou a mãe sobre a foto compartilhada nas redes sociais e que ele estava sendo mencionado em diversas postagens no Facebook por pais de alunos que estudam na escola. Uma dessas postagens seria do pai de uma aluna, dizendo "minha filha está com medo de ir para a escola, liguei na delegacia e amanhã vamos fazer um boletim de ocorrência por ameaça, onde vamos parar?".
Os policiais foram até a casa do adolescente e o levaram à delegacia para o registro de mais uma ocorrência. Segundo a Diretoria Regional de Ensino de Suzano, ao saber do caso acionou a polícia e o Conselho Tutelar para que tomassem devidas providências. "A Diretoria de Ensino está à disposição dos pais ou responsáveis pelos alunos para quaisquer esclarecimentos", informou.
A Secretaria de Estado da Segurança (SSP) também confirmou o caso e esclareceu que o adolescente foi encaminhado à delegacia junto com a mãe e a vice-diretora da escola. "Um boletim de ocorrência de incitação ao crime foi registrado e o adolescente será apresentado à Vara da Infância e Juventude".
Raul Brasil
Há pouco mais de dois meses desde o ataque ocorrido na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, onde dez pessoas foram mortas e 11 feridas, a ameaça do adolescente de Ferraz assustou os pais e responsáveis pela escola. No caso de Suzano, por exemplo, um jovem de 17 anos foi condenado pela Justiça como um dos mentores do crime, junto com o adolescente Guilherme Taucci Monteiro, 17, e Luiz Henrique Castro, 25, dupla de atiradores que morreu na ação. Outros suspeitos são investigados.