Termina hoje a ação chamada "Dia D de Escuta da Rede", que faz parte de um trabalho de escuta já em andamento na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, para aproximar os jovens da escola e melhorar os índices de aprendizagem. Desde a terça-feira passada, diretores, professores e alunos das 192 escolas estaduais do Alto Tietê respondem a questionários on-line para compartilhar aprendizados, sugestões, boas práticas e expectativas em relação à infraestrutura e proposta pedagógica das escolas estaduais de São Paulo.
"É muito importante termos o feedback da rede. O questionário fala desde a infraestrutura da escola até boas práticas na rede. Esse debate é muito importante e precisamos que todos respondam", diz o secretário de Estado da Educação Rossieli Soares. Para ouvir as ideias e opiniões de todos, a secretaria incentiva a promoção de debates e discussões com os alunos, em horário escolar.
A Educação orienta que as escolas se concentrem no questionário e promovam um grande esforço de comunicação. Estratégias online e presenciais, redes sociais, murais da escola e a atuação do Grêmio Estudantil são as estratégias para o fortalecimento do diálogo.
Além de consolidar a democracia e a transparência, o objetivo dessa roda de discussões é ouvir as experiências práticas de quem faz a educação no dia a dia, como professores e diretores de escola. O aluno é outro protagonista fundamental no processo. "Estamos discutindo, debatendo, estudando e realizando diálogos, trazendo como ponto central as mudanças que precisamos implementar em prol dos nossos jovens, para os próximos 15 anos", afirmou o secretário.