A Secretaria Municipal de Saúde está finalizando uma parceria com o Hospital Sepaco para ampliar o número de exames e procedimentos médicos pelos próximos dois anos. O convênio prevê a oferta de serviços estimados em até R$ 150 mil por mês e a previsão de início é a partir do próximo mês.
Os detalhes do convênio foram apresentados pelo secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, ontem, durante a reunião de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2019, realizado no auditório da Câmara Municipal. "Essa parceria é resultado do direcionamento de uma verba institucional do Sepaco para Mogi das Cruzes por meio de uma articulação realizada pelo vereador Iduígues Martins (PT) e será extremamente positiva para o nosso município", explicou.
O convênio prevê a oferta de exames de endoscopia e ultrassonografia, biópsias e algumas cirurgias cardíacas. O plano de trabalho já foi elaborado e aprovado pela câmara, mas alguns procedimentos poderão ser remanejados para atendimento a demandas específicas ou sazonais.
Durante a audiência, o secretário mostrou que, nos quatro primeiros meses do ano, foram realizadas 161.119 consultas de atenção primária; 265.618 atendimentos de Estratégia Saúde da Família; 44.839 coletas laboratoriais e coletas de Papanicolau; 387.216 exames. Ainda na Rede Básica, foram registradas 38.905 faltas de pacientes a consultas agendadas, o que gerou uma média de 23,14% de absenteísmo, e 10.573 faltas em coletas laboratoriais e de Papanicolau, ou seja, 28,50% de absenteísmo.
Entre as ausências de pacientes, os maiores índices foram registrados na Odontologia, com 10.837 faltas (35,50% de absenteísmo), e na coleta de Papanicolau, com 2.380 faltas (35% de absenteísmo). Na sequência, vieram as coletas laboratoriais, com 22% de absenteísmo, e as consultas de Ginecologia, com 21,66%. "As pessoas precisam ter consciência sobre o prejuízo que as faltas causam para o sistema público e também para outros pacientes que aguardam por uma vaga", enfatizou.
Durante a audiência, coordenada pelo vereador Otto Rezende (PSD), o secretário prestou informações sobre a Campanha de Vacinação contra a Gripe e sobre outras ações em andamento, como a inclusão da Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), em Jundiapeba.
Outros vereadores que participaram da prestação de contas foram Rodrigo Romão (PCdoB), Edson Santos (PSD) e Jean Lopes (PCdoB). Também estiveram presentes representantes de organizações sociais de saúde, servidores municipais, conselheiros de Saúde e equipe da Santa Casa.