Os vereadores aprovaram ontem o Projeto de Lei 08/2017 de autoria do vereador Iduigues Martins (PT), que obriga alguns estabelecimentos comercias, como shoppings, hospitais, casas de shows e espetáculos, hipermercados, universidades, empresas de grande porte e qualquer estabelecimento que contenha concentração superior a 500 pessoas, a terem uma equipe especializada em combate a incêndio e primeiros-socorros, compostas por bombeiros civis.
De acordo com Martins, o projeto foi criado após a tragédia ocorrida na Boate Kiss, em 2013, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. "Esse projeto, de fato, não visa dar emprego para ninguém, mas sim olhar para a vida das pessoas. Decidi abraçar essa proposta após o incêndio na Boate Kiss, que matou quase 300 jovens. Achamos que o problema só vai acontecer com o outro, então, temos que ter bombeiros civis em todos os lugares com aglomerações, que são aonde mais acontecem acidentes", explicou.
O vereador Carlos Evaristo (PSD) elogiou o projeto e lembrou que o documento ficou parado na Casa durante seis anos. "O projeto foi amplamente discutido nesta Casa, ficou seis anos parado e tivemos a oportunidade de hoje aprovar nos moldes em que se encontra", disse. Evaristo também apresentou uma subemenda que retira as igrejas e templos religiosos da lista de obrigatoriedade de ter uma equipe de bombeiros civis. A Comissão de Justiça e Redação também apresentou emendas modificativas à propositura, deixando claro que a obrigatoriedade dessa lei é para os estabelecimentos privados. (L.P.)