A Secretaria Municipal de Saúde participou, no final de março, do 33º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. O evento realizado em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, contou com a 16º Mostra de Experiências Exitosas, onde Mogi as Cruzes apresentou oito trabalhos, um deles selecionados para a etapa nacional do evento, que será realizada no mês de julho, em Brasília.
A diretora de Rede Básica, Rebeca Barufi, e Gisele Franco Menichelli, articuladora de Saúde Mental, foram as autoras do trabalho "Experiência de Desinstitucionalização: O resgate da cidadania e da dignidade no relato de profissionais e pacientes". "Este é mais um passo em direção a uma saúde de qualidade e humanizada. O objetivo do trabalho é retratar que a desinstitucionalização dos pacientes resgata a cidadania e a dignidade dos mesmos, mostrando à sociedade que viver não é sobreviver", afirmou Gisele.
Ao todo, foram selecionados 47 entre 995 trabalhos apresentados para a Mostra Nacional "Brasil Aqui Tem SUS", que acontecerá em julho, no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O projeto apresentado pela equipe mogiana foi criado com base no trabalho desenvolvido na Residência Terapêutica, inaugurada em 30 de novembro do ano passado, com capacidade para acolher até 10 moradores de hospitais psiquiátricos de longa permanência, que estão sendo desativados em diferentes partes do Estado de São Paulo. O regresso dos pacientes internados em hospitais psiquiátricos para suas cidades de origem decorre da política antimanicomial e a proposta da RT é oferecer um ambiente residencial e familiar, mas com suportes necessários.
A escolha do projeto evidenciou o esforço que a gestão municipal tem empreendido para garantir saúde de qualidade no Sistema Único de Saúde. "A escolha desse projeto é motivo de orgulho para a nossa cidade", comemorou o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.