A Câmara Técnica de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) confirmou ontem que a previsão para o início do funcionamento das novas unidades de Residência Terapêutica (RT) na região é ainda neste primeiro semestre. Atualmente, apenas Mogi das Cruzes e Suzano contam com uma unidade, que funciona como uma residência familiar, onde os pacientes são assistidos por uma equipe multiprofissional e incentivados, dentro das suas limitações, a ter autonomia nas atividades do dia a dia. As RTs foram inauguradas no segundo semestre do ano passado. 
A informação anterior, publicada em março, dava conta que o Alto Tietê contaria com mais quatro unidades, além dessas duas já existentes, no entanto, segundo a Câmara Técnica do Condemat, a região terá mais três novos espaços. Ainda segundo o Condemat, as cidades que irão receber as novas RTs não foram determinadas. Nos próximos dias, um chamamento definirá a contratação da Organização Social (OS) responsável pela implantação e operação das RTs, que serão instaladas em imóveis de locação.
Na RT de Mogi, apenas mogianos estão sendo atendidos; já na unidade de Suzano, há atendimento para mogianos e suzanenses, além de abrigar moradores de Itaquá, Poá e Santa Isabel.
As novas unidades terão capacidade para atender dez pacientes, cada uma. Com isso, serão disponibilizadas 30 vagas para a região, nas quais serão destinadas para os pacientes dos municípios de Ferraz, Itaquá, Mogi e Salesópolis.
Medida
A implantação das RTs se tornou necessária em razão da política antimanicomial, que determina o fechamento de hospitais psiquiátricos em outras cidades, fazendo com que os pacientes retornem para as cidades de origem.
*Texto supervisionado pelo editor.