O prefeito Marcus Melo (PSDB) recebeu, na manhã de ontem, em seu gabinete, a visita do diretor executivo da Fundação Procon de São Paulo, Fernando Capez, que propôs uma parceria com o município para modernizar e informatizar processos, reduzindo custos e burocracia e acelerando a solução de conflitos na relação entre o consumidor com empresas e prestadores de serviços, utilizando plataforma da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
"Chamamos 42 instituições financeiras, as quatro companhias telefônicas, planos de saúde, companhias aéreas e grandes sites de venda online e assinamos termos de cooperação. Se o problema que o consumidor precisa resolver for de algum desses assuntos, a proposta é que reclamação possa ser feita pela internet, no site ou aplicativo e, com isso, conseguiremos solucionar de 85% a 90% dos casos em até dez dias", explicou Capez.
"Perguntaremos ao consumidor se ele ficou satisfeito. Se não ficar, chamaremos comprador e empresa para fazermos a conciliação", completou o diretor.
O passo seguinte é estruturar as unidades municipais do Procon para padronizar o atendimento nessa nova metodologia. O objetivo, segundo Capez, é que o governador João Doria (PSDB) faça o anúncio do novo sistema em meados do ano. "Queremos dar suporte aos municípios conveniados. Vamos informatizar tudo no Procon, pois não faz mais sentido ficar guardando papel", destacou o diretor.
Para Capez, além da informatização e atendimentos via internet, o Procon deve direcionar sua atuação para a orientação. "Não queremos uma estrutura opressora, que serve apenas para punir, mas um órgão que orienta as empresas e apoia o consumidor, estabelecendo uma relação de primeiro mundo entre empresa e cliente", conclui o diretor.
O prefeito Marcus Melo, que tem dedicado esforços à área de inovação e tecnologia em iniciativas como o Polo Digital e Escola de Empreendedorismo e Inovação, apoia a proposta. "Temos de partir para o caminho da tecnologia, reduzindo a burocracia e deslocamentos do povo para atendimentos presenciais. E as pessoas sabem que podem contar com o Procon, que é reconhecido e tem credibilidade".
Também participaram da reunião o diretor de Relações Institucionais da Fundação Procon de São Paulo, João Silvestre Bôrro, o ouvidor municipal e chefe de Gabinete, Romildo Campello, o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, e a coordenadora do Procon de Mogi das Cruzes, Elisângela Montemor Cardoso.