A Vigilância Sanitária de Ferraz de Vasconcelos capacitou ontem pela manhã aproximadamente 50 responsáveis ou donos de escolas de ensino infantil da cidade, englobando a rede pública e privada, sobre o cumprimento da legislação sanitária, focando a segurança dos alunos de até 3 anos por meio da portaria 321/1988. O encontro ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis.
Na oportunidade, os presentes puderam aprender com os técnicos da Vigilância ferrazense que atuam nesta área, Jean Carlos Brito da Silva e Sônia Gomes, e com a arquiteta Alessandra Prezotto. Alguns pontos abordados na formação foram a parte estrutural das unidade de ensino, que devem ter duas entradas por exemplo, bem como aspectos relacionados à alimentação e fluxo de crianças por sala.
Vale destacar que o principal objetivo do encontro, além de conscientizar sobre a segurança dos alunos, foi falar sobre a importância de se ter a licença da Vigilância Sanitária para o pleno funcionamento. O órgão pode multar e até interditar a instituição dependendo do caso e da demora para se obter o documento. "É muito simples conseguir a licença, afinal ela é solicitada on-line, pelo ViaRápida, e nós cuidamos de vistoriar o local e reabastecer o portal depois com as informações desta fiscalização", esclarece a coordenadora da Vigilância em Saúde de Ferraz, Karina Rente Isidoro, sobre o processo simplificado de emissão da referida licença.
Ainda de acordo com Karina Rente, a formação com os responsáveis por estas escolas foi fundamental para promover a troca de informações. "Esse encontro foi necessário para agilizarmos a regularização das escolas", disse Karina.