A Prefeitura de Mogi das Cruzes está iniciando as conversas com o governo do Estado para buscar a integração tarifária entre os ônibus do transporte coletivo municipal e os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM). A medida, determinada pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), beneficiaria os passageiros que utilizam as duas formas de transporte coletivo e poderiam fazer o pagamento com apenas um cartão.
"A integração dos ônibus com os trens é uma demanda antiga dos mogianos e que vamos tentar resolver. Para isso, estamos iniciando as conversas, como um primeiro passo para a integração tarifária. O governo do Estado tem se mostrado sensível a Mogi das Cruzes na melhoria do transporte coletivo, tanto que já trouxe o Expresso Leste em todos os horários. A integração é mais um passo neste sentido de oferecer mais praticidade e qualidade aos passageiros", explicou Marcus Melo.
A integração entre o transporte municipal e estadual foi tema de uma conversa entre o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, e o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, na terça-feira passada, após a solenidade que marcou a vinda do Expresso Leste para Mogi das Cruzes em todos os horários, com a presença do governador João Doria (PSDB). Nos horários de pico, porém, o Expresso Leste se reveza com outros trens, o que continua obrigando o usuário a fazer a baldeação em Guaianazes.
Baldy sinalizou positivamente sobre a discussão do assunto. Com isso, uma reunião entre representantes da Prefeitura de Mogi das Cruzes e da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos deverá ser agendada em breve.
"A abertura deste canal junto à secretaria estadual é importante, uma vez que poderemos discutir quais as medidas devem ser adotadas para que seja possível a utilização do Cartão SIM nas estações de trens e do cartão da CPTM nas catracas dos nossos ônibus", disse o secretário José Luiz Almeida.
Expresso Leste
Na terça-feira, a CPTM iniciou a operação do Expresso Leste durante todo o dia entre as estações Luz e Estudantes. Com isso, não é mais necessária a troca de trens na estação Guaianazes, embora, como citado acima, nos horários mais cheios, o trem funciona em esquema de revezamento.
Nova estação
Durante o evento, o secretário Baldy também falou sobre as obras da nova Estação Mogi das Cruzes da CPTM. O projeto faz parte das ações de requalificação da região da praça Sacadura Cabral. Ele destacou que todas as estações passaram pelo reconhecimento em seus projetos, seja de acessibilidade ou de melhorias e incorporações. Agora, a Secretaria vem buscando recursos junto à iniciativa privada para a realização das obras.