O pedido para a concessão de terrenos de propriedade da Companhia Suzano, feito em conjunto pelo vereador Rodrigo Valverde (PT), representantes do Sindicato dos Papeleiros e pelos moradores que estão ocupando irregularmente área de risco da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP), em Jundiapeba, foi entregue na sede da indústria na manhã de ontem.
A assessoria da Companhia a Suzano esclareceu que a empresa seguirá conforme os procedimentos de análise e de resposta da própria companhia. Entretanto, não foi informada nenhuma data para resposta ou agendamento de reunião com a comissão.
A reportagem acompanhou a entrega da solicitação, que foi recebida por uma profissional de Recursos Humanos da companhia, por volta das 10h50. Estavam presentes o vereador, o dirigente do sindicato, Marcelo Mendes, e quatro moradores que representavam o restante dos participantes da comissão criada para o protocolamento do pedido.
A comissão não estipulou nenhum prazo para a resposta, mas espera que ela seja realizada o mais breve possível, até o fim deste mês. "Já que a companhia não tem obrigação jurídica direta de fornecer o auxílio, nós não podemos impor nenhuma data para a resposta, mas estamos apelando para que eles ajudem as famílias o quanto antes", afirmou Valverde.
Marcelo Mendes também afirmou que espera um posicionamento. "Nós queremos que a empresa exercite, na prática, o seu discurso de proteção ao meio ambiente e responsabilidade social. Hoje, entregamos esse documento e esperamos que a companhia seja sensível à essa situação", afirmou.
Um dos moradores na área de risco da CTEEP, o pintor Aldeci de Araújo, de 37 anos, revelou que está otimista com o projeto. "Espero que eles deem uma resposta logo, assim não ficamos com falsas esperanças. Estamos torcendo para dar certo e a Suzano atender a gente", destacou.
* Texto supervisionado pelo editor.