A hipertensão arterial trata-se de uma doença crônica ocasionada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias e pode provocar enfarte, aneurisma, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal, entre outros casos. Com objetivo de orientar a população sobre os riscos e as formas de prevenção contra essa doença a Unidade Básica de Saúde (UBS) Monte Belo encerrou o ciclo de palestras e ações da Secretaria Municipal de Saúde para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado nesta sexta-feira, 26.
Além da verificação da pressão arterial e controle glicêmico, os munícipes que passaram pela UBS Monte Belo receberam dicas de como adotar hábitos saudáveis, evitando o consumo de sal, álcool, alimentos gordurosos, bem como a necessidade de praticar atividades físicas de forma regular (pelo menos três vezes na semana e por 30 minutos) e abandonar o fumo.
Há sete anos, Eleosmar Jesus Silva faz controle da pressão e faz acompanhamento na UBS Monte Belo. "Tento fazer tudo que o médico orienta, porque também tenho diabetes tipo 1, então preciso me cuidar".
No decorrer desta semana ocorreram ações na USF Jardim América, na UBS Recanto Mônica, na USF Piratininga e USF Pequeno Coração.
O ciclo de palestras e ações de combate a Hipertensão Arterial começou no dia 2 de abril na UFS Jardim Josely. Na UBS Marengo, na UBS Centro, UBS Jardim Odete, UBS Caiuby e UBS Jardim do Carmo também foram ministradas palestras sobre o tema.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por se tratar de uma doença silenciosa, os munícipes precisam estar atentos a todos os sintomas da hipertensão, que pode aparecer por meio de dor de cabeça, falta de ar, visão borrada, tontura, dores no peito e, também, zumbido no ouvido.