A cidade de Guararema, uma das mais pacatas da região, passou momentos de tensão durante a madrugada de ontem. Isso porque, uma tentativa de assalto a duas agências bancárias, Banco do Brasil e Santander, terminou com a morte de onze suspeitos que faziam parte de uma quadrilha de, ao menos, 25 criminosos, durante confronto com a Polícia Militar. A ação aconteceu por volta das 3 horas e os estabelecimentos, há cerca de 300 metros um do outro, ficaram destruídos após o crime. 
O início
Tudo começou quando as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) receberam a ordem de enviar viaturas para as proximidades de Guararema, por conta da possibilidade de um assalto a bancos, já previamente investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), subordinado ao Ministério Público (MP) de São Paulo. A quadrilha iniciou a ação, tentando explodir caixas eletrônicos, mas foram surpreendidos pelos policiais.
Apesar de estarem fortemente armados, com pistolas calibre 12, fuzis, munições e veículos blindados, eles chegaram a entrar nas agências, mas conseguiram fugir após troca de tiros. Não há informações se a quadrilha conseguiu levar algum valor. "Quando aconteceu a explosão do caixa eletrônico viemos para cá e fizemos um bloqueio. Dois veículos blindados, com indivíduos fortemente armados, entraram em confronto com os policiais", contou o comandante da Rota, o tenente-coroenel Mario Alves. De acordo com o oficial, foram três confrontos em locais abertos e mais um dentro de uma casa onde uma família foi feita refém.
Os criminosos tentaram fugir para a mata, o que levou o Comando e Operações Especiais (COI) a procurar pelos suspeitos, mas apenas um foi preso. Os demais conseguiram escapar. Investigação
Uma investigação do Gaeco de Sorocaba levou os PMs a ficarem atentos com o possível assalto. De acordo com Alves, "havia uma investigação feito pelo Gaeco e a Inteligência da Polícia Militar foi avisada e pediu para que a Rota pudesse fazer o patrulhamento", disse, "nossa missão foi cercar, patrulhar para que não houvesse o roubo. Nesse patrulhamento, os indivíduos acabaram vindo por outra estrada que não estava em nosso planejamento e fizeram a explosão no banco", finalizou.