Problema comum em Ferraz de Vasconcelos, a falta de seringa para a aplicação de insulina e de materiais para o controle de diabetes em alguns postos de saúde afeta o dia a dia de pacientes. Na verdade, a carência desses insumos na rede municipal de saúde para controlar a doença está provocando medo nas pessoas nessas condições, já que elas temem os efeitos colaterais. Os estoques estão zerados, por exemplo, nas unidades das Vila São Paulo e Santa Margarida e do Jardim Bela Vista.
O drama de pacientes diabéticos foi denunciado pelo vereador, Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 8. Na oportunidade, ele apresentou e a Câmara aprovou em única discussão um requerimento pedindo explicações para o Poder Executivo. Para ele, trata-se de um autêntico descaso deixar de fornecer seringas e outros insumos a pacientes.
Por isso, no documento, Mineiro pede para que a Casa seja informada sobre a falta constante desses produtos em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o desespero de usuários e qual o tipo de controle existente no município para impedir que esses materiais básicos não voltem a sumir do estoque. O vereador cobra ainda se o processo de compra destes insumos encontra-se parado em algum departamento da municipalidade.
Em caso positivo, Mineiro quer saber qual seria a razão para tanta demora na aquisição de seringas e de outros produtos necessários para o controle de diabetes. Além disso, o parlamentar exige um prazo para a reposição do estoque. Segundo ele, o assunto é muito preocupante porque a maioria de usuários não tem dinheiro para comprar os materiais. "Enfim, a prefeitura não pode continuar desrespeitando os pacientes desta maneira", diz.