Há exatos dez anos, quando Suzano completou 60 anos, o livro mais completo sobre a história da cidade, o "Memórias de Suzano - Histórias e fotos de todos os tempos, do vilarejo à cidade grande", foi lançado pelos jornalistas Simone Leone, Carla Fiamini, Douglas Pires e Gislene Zarbietti. A obra da Dat Editora, distribuída em mais de 530 páginas, possui fotos inéditas, além de relatos de pessoas que ajudaram a construir a cidade.
De acordo com Carla Fiamini, sua contribuição na época foi uma forma de homenagear sua família,a primeira de origem italiana a vir para Suzano, em 1890. "Sempre levo comigo uma frase que minha mãe me ensinou, certa vez: melhor que a própria história, é poder fazer parte dela! E, não tenho dúvidas que, mesmo após dez anos, este livro ainda é uma das obras mais apaixonantes em que participei".
Segundo Douglas Pires, a obra jamais ficará desatualizada. "Fico feliz em saber que esta obra fez a felicidade de muitas famílias que se sentiram homenageadas. E só de saber que minha filha, hoje com pouco mais de um ano, quando crescer terá esta obra para folhear e saber mais como era a Suzano de antigamente, não tem preço", detalhou.
Para Gisleine Zarbietti a obra tem uma função histórica, cultural e social. "Havia em Suzano uma necessidade de ver sua história contada por suzanenses e por pessoas que ajudaram a construir e moldar nossa identidade. A obra cumpre essa função".
Na opinião de Simone Leone o sentimento de gratidão ainda está presente. "É muito gratificante saber que o 'Memórias' está presente em lares, bibliotecas, escolas, cumprindo o seu papel de contribuir para que gerações e mais gerações possam conhecer a história de Suzano contada por meio deste livro-reportagem, além de servir de referência para pesquisas".