O prefeito Marcus Melo (PSDB) conheceu ontem um centro de pesquisa em reciclagem de resíduos na cidade de Tournai, na Bélgica. Ao lado da comitiva mogiana, Melo foi recebido pelo prefeito Paul Olivier Delannois e conheceu a tecnologia utilizada no município belga. A passagem por Tournai é a última etapa da viagem de trabalho do prefeito mogiano para o Japão e a Bélgica, em busca de novos investimentos e parcerias para o município. A viagem não tem custos para a Prefeitura de Mogi das Cruzes - cada integrante da comitiva paga suas despesas.
"A questão da destinação de resíduos é um tema importante e pudemos conhecer o que vem sendo feito de mais moderno no mundo, tanto no Japão como aqui, na Bélgica. Mogi das Cruzes está no caminho certo, pois o Recicla Mogi nasceu a partir de um convênio com a cidade de Toyama e os índices do município cresceram de forma significativa desde então. Estamos em um processo de evolução e é salutar conhecer as tecnologias empregadas nesta área", explicou Melo.
A parceria entre Mogi e Toyama ocorreu entre 2012 e 2014, quando foram desenvolvidas todas as ações do convênio de cooperação técnica para a implantação do Recicla Mogi. Técnicos mogianos viajaram para o Japão e também receberam os colegas japoneses na cidade para a criação e implantação do programa, que ajudou o município a elevar os índices de reciclagem de 0,5% em 2012 para 5% em 2019.
O programa vem evoluindo gradativamente, tanto que atualmente os bairros mogianos contam com coleta seletiva três vezes por semana, que é feita por um caminhão com cores específicas do programa. O material reciclado segue para a Usina de Triagem da Vila São Francisco, onde trabalham os agentes de triagem da Cata Sampa, cooperativa contratada pela administração municipal para o trabalho. Os agentes da Cata Sampa fazem a triagem, separação e encaminhamento do material para reciclagem.
Mogi das Cruzes construiu boas relações com a Bélgica desde 2014, quando a cidade recebeu a seleção de futebol do país europeu, durante a Copa do Mundo. Em 2016, Mogi das Cruzes e Tournai assinaram um tratado de irmandade. Outro exemplo é o projeto Mogilínguas, uma parceria entre a prefeitura e a Altissia International, especializada em projetos linguísticos flexíveis e inovadores. São oferecidos cursos de inglês, francês e espanhol. A plataforma é online, gratuita e os mogianos podem fazer mais de um curso ao mesmo tempo.
No dia 11 de abril deste ano, o cônsul-geral da Bélgica em São Paulo, Charles Delogne, foi homenageado com o título de Cidadão Mogiano. O cônsul teve papel importante na celebração do convênio de cidades irmãs com Tournai e, em novembro do ano passado, comandou a visita de representantes de dez países europeus à cidade.