A Vara da Fazenda Pública de Mogi das Cruzes afastou anteontem os três vereadores de Biritiba Mirim que aparecem em uma filmagem recebendo maços de dinheiro do prefeito afastado Jarbas Ezequiel de Aguiar (PV). A câmara recebeu o ofício ontem à tarde, por volta das 15 horas, confirmando a decisão.
A informação foi passada pelo presidente da Casa de Leis do município, Fernando José Gonçalves que, ainda na tarde de ontem, decretou o afastamento dos vereadores José Rodrigues Lares (PV), o Zé do Brejo, Eduardo Melo (DEM) e Paulo Rogério dos Santos (PTB), o Paulinho da Júlio. Além do afastamento dos parlamentares, o chefe do Legislativo disse quem serão convocados os suplentes Zuleika Gertrudes de Aguiar Passos (PV), irmã do ex-prefeito afastado Jarbas Aguiar, Valter Antonio de Miranda (PTB), o Valter da Água e Fábio Rogério Barbosa (DEM), o Fábio Mohammad para assumirem os cargos na Câmara de Vereadores.
Ainda com direito a recorrer da decisão da Justiça, os três parlamentares estão afastados por tempo indeterminado e tiveram a quebra do sigilo bancário determinada ontem pelo juiz Bruno Machado Miano, o que dará acesso à Justiça das movimentações dos suspeitos.
O juiz também determinou a indisponibilidade dos envolvidos no valor máximo de R$ 540 mil, que representam os R$ 180 mil pagos de propina aos vereadores, mais duas vezes o valor a título de multa civil. Até o fechamento dessa edição, não havia a confirmação de que Zé do Brejo, Melo e Paulinho da Júlio tenham sido notificados sobre a decisão.
Vídeo
Em agosto do ano passado, o prefeito Jarbas Ezequiel foi afastado do cargo no caso que ganhou repercussão nacional. Na época, foi divulgado um vídeo que mostra o prefeito entregando maços de dinheiros para os vereadores Zé do Brejo, Paulinho da Julio e Eduardo Melo. O Ministério Público também participou das investigações.
Ainda quando o vídeo veio à tona, a prefeitura questionou a veracidade das imagens e disse que o material partiu de um perfil falso de rede social.
*Texto supervisionado pelo editor.