Moradores do bairro Jardim Esperança, em Biritiba Mirim, estão reclamando de vias esburacadas e sem estrutura para o transporte público. A rua Lauro Albano dos Santos, por exemplo, não tem mais ponto de ônibus. Ele foi retirado pela prefeitura, já que os ônibus não conseguem mais trafegar em razão do risco de atolamento.
O aposentado Renato Reis, de 75 anos, contou à reportagem que desde o ano passado as ruas do bairro estão esburacadas e que a população já realizou protestos em frente à prefeitura para buscar melhorias. Ainda segundo ele, alguns ajustes já foram feitos no asfalto, porém, com o período de chuvas, o problema voltou a ocorrer. "Os deficientes físicos e as gestantes são os que mais sofrem com o problema de infraestrutura porque têm muita dificuldade para se locomover. As vans escolares também passam com dificuldade pelas ruas e todo dia é um grande sufoco", lamentou o morador.
Ele disse também que um dos maiores medos é de acontecer algum acidente com atolamento de veículos ou algo mais grave com os pedestres. "Pelo visto, a situação só vai melhorar quando acontecer algum acidente sério por aqui. Este é o nosso medo", disse.
Por fim, Reis informou que ontem, por volta das 14 horas, ele e mais 80 moradores do bairro realizaram um protesto na Prefeitura de Biritiba para exigir que o asfalto do local, seja renovado. Segundo ele, o prefeito do município, Walter Tajiri (PTB), confirmou que entre hoje e segunda-feira, vai mandar uma equipe para solucionar os problemas.
Questionada pela reportagem, a prefeitura alegou que em relação a rua José Servulo da Costa e Lauro Albano dos Santos, as Secretarias de Obras e Trânsito devem resolver o problema ainda nesta semana. Já na rua Geraldo da Conceição, o trabalho é mais complexo pois necessita da instalação de tubos no local para escoamento da água, o que deve levar cerca de 20 dias para ser feito.
*Texto supervisionado pelo editor.