A mobilização pelo Dia Mundial da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista foi realizada na manhã de ontem, no Largo do Rosário, pela equipe da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Jovita Franco Arouche. O evento contou com a presença da presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo.
A equipe da unidade especializada de atendimento, juntamente a pais de alunos, distribuiu material informativo, alertando as pessoas sobre os princiais sinais do autismo e também conversou e orientou as pessoas. O objetivo, como explicou a diretora da instituição, Juliana Oliveira Mattos, é desmistificar o autismo e também tornar o diagnóstico algo mais recorrente, se possível ainda durante a infância.
"Muitas pessoas param, perguntam e a gente orienta. Depois que fazemos esse evento o número de ligações sempre aumenta e temos inclusive alguns alunos que chegaram até nós após os pais participarem dessa nossa ação. A intenção é desmistificar o autismo, mostrando que ele não é algo visível como outras síndromes e principalmente ajudar", destacou Juliana.