Os estudantes da quarta série do ensino fundamental das escolas municipais de Mogi das Cruzes vão receber, na primeira quinzena de maio, o projeto Anjos da Guarda, curso que contará com a presença da Guarda Civil Municipal (GCM), que vai conversar com os alunos sobre questões emocionais, sociais e bullying.
Segundo o secretário de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, o coronel Sales, a fase atual é de finalização das apostilas que serão distribuídas aos alunos para serem utilizadas durante o curso. Além de uma cartilha física, a prefeitura estuda levar as atividades de forma digital, já que as instituições municipais trabalham com tablets durante as aulas.
O projeto, que também visa levar aos alunos orientação sobre segurança e combate às drogas, é uma parceria das pastas da Segurança e Educação e contempla todas as escolas municipais. Para tal, de quatro a oito guardas municipais participarão do "Anjos da Guarda". "Os guardas passaram por cursos e especializações, assim como oratória, pois é importante que utilizem uma linguagem que os alunos entendam e que faça parte do universo do professor", explicou Sales.
Em março, o prefeito Marcus Melo (PSDB) e a secretária de Educação, Juliana Guedes, já haviam divulgado sobre o programa. À época, a expectativa era que fosse lançado em abril, no entanto, conforme o chefe da pasta de Segurança, o lançamento ocorrerá até a o fim da segunda semana de maio. "Todas as crianças da quarta série das escolas municipais serão atendidas e vamos levar temas para intensificar o trabalho de segurança, falar de postura dentro da residência, de ambiente familiar e até mesmo sobre como os pais devem coibir os maus hábitos", detalhou Sales.
Espelho
O "Anjos da Guarda" é inspirado no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que também atua nas instituições de ensino da cidade, no entanto, como não são todas as escolas que recebem o Proerd, o prefeito Melo decidiu criar o "Anjos da Guarda" para ampliar o debate com os alunos. "É um projeto que estamos desenvolvendo em parceria com a Educação e com a GCM. Pedi para que fosse desenvolvido algo nesse sentido, com a preocupação de preparar nossos alunos sobre temas de segurança e drogas", afirmou o prefeito, no final do mês passado, durante o lançamento do projeto.