Com o tema "Democracia e Saúde", aconteceu ontem a Conferência Municipal de Saúde, em Poá, que contou com a participação de um bom número de pessoas, representantes da Secretaria de Saúde, movimentos sociais, entidades, instituições de ensino, dentre outras. A atividade foi realizada no salão de festas Batuíra e o evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde.
A importância da conferência foi destaque no pronunciamento do chefe de Gabinete, Rogério Tarento, que na ocasião representou o prefeito Gian Lopes (PR). "A conferência é de fundamental importância, pois por meio dela é que são sugeridas ações que nortearão e darão parâmetros para os próximos anos para que os serviços de saúde cheguem ao usuário com qualidade e eficiência", disse Tarento.
De acordo com o diretor técnico da Secretaria de Saúde, Walter Guinger, o município financia grande parte dos custos com a saúde. Ele ressaltou que Estado e União deveriam ter mais responsabilidade quanto aos investimentos no setor. "Por meio da conferência podemos propor ações para que esta situação seja modificada. A representatividade da sociedade é fundamental para que o município tenha voz", destacou ele.
Participaram da abertura do evento os vereadores Mario de Oliveira (PRP), o Marinho do Jornal, e Saulo Souza (SD), além de representantes do Conselho Municipal de Saúde.
A primeira palestra foi feita pela profissional Virginia Garcia Leme, gerente regional da Central de Atendimento Regional da Saúde (Cars). Durante o dia, diversas outras palestras foram ministradas dando diretrizes para que os participantes debatessem nos grupos de trabalho que foram formados.
As propostas e ações que sairão destes grupos de trabalho farão parte do relatório final da Conferência Municipal de Saúde e serão levadas à etapa macrorregional, que acontecerá em 16 de abril e 24 de maio.