Nesta terça-feira, a partir das 19 horas, ocorrerá o segundo fórum setorial para discutir o Plano Municipal de Cultura. O encontro será no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, na região central, e a entrada é gratuita e livre a todos os interessados.
O objetivo é dar continuidade ao processo de elaboração do documento, que visa estabelecer um planejamento de políticas públicas para o setor cultural em um período de 10 anos - 2020/2030. Durante os encontros, todos podem fazer propostas e sugestões, que serão compiladas e podem ser incorporadas ao plano.
Ainda nesta semana, mais especificamente no sábado, dia 27, já está agendado o terceiro encontro desse ciclo de fóruns, a partir das 10 horas, na Escola de Artes AJPS, em Cezar de Souza. Quem não puder participar presencialmente pode contribuir por meio de um fórum virtual, que está disponível no site da Cultura.
Fórum Virtual
Os próximos encontros físicos serão nos dias 8 e 18 de maio, na Associação de Amigos do Bairro Jardim Piatã e na Fábrica de Artes, em Jundiapeba. Há ainda um planejamento para levar esse debate a locais como Conjunto Jefferson, Biritiba Ussu, Taiaçupeba, Residencial Novo Horizonte e Braz Cubas.
De acordo com o cronograma estipulado para 2019, entre os meses de junho e julho será feita a compilação das informações colhidas por meio desse processo de consulta pública. Após conferência de todos os dados, em agosto será realizada audiência pública, mais uma oportunidade para a manifestação da sociedade civil e setores interessados na finalização do Plano.
A aprovação da minuta final junto ao Conselho Municipal de Cultura deve ser em setembro, o que permitiria o envio do projeto de lei à câmara em outubro e sua aprovação até dezembro.
Com o objetivo de promover o acompanhamento do processo, foi criada a Comissão de Acompanhamento e Sistematização do Plano Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes, composta por membros da Secretaria de Cultura e Turismo e representantes de três conselhos: Conselho Municipal de Cultura (Comuc), Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico (Comphap) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).