O Corpo de Bombeiros irá intensificar, a partir deste mês, as fiscalizações aos prédios comerciais em funcionamento na cidade e também aos edifícios residenciais. A informação é da direção da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC).
O foco será verificar o cumprimento das medidas de segurança contra incêndio, assim como a validade das licenças Certificado de Licenciamento (CLCB) e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e as condições de funcionamento dos sistemas de proteção, conforme informações transmitidas para a entidade.
Serão alvo da fiscalização do Corpo de Bombeiros os edifícios residenciais, comércios e escritórios, armazéns e depósitos, escolas e faculdades, hotéis e shopping, bares, restaurantes e casas noturnas, clínicas e hospitais e indústrias. Em caso de irregularidades, as punições previstas são advertência, multas de 10 a 10 mil UFESPs, cassação de licença e interdição do imóvel.
"Esse trabalho de fiscalização do Corpo de Bombeiros é fundamental para evitar os riscos à vida das pessoas e também os prejuízos patrimoniais. Tivemos no início deste ano um incêndio de grande repercussão no Rio de Janeiro e aqui na nossa cidade também tivemos registros de incêndios em lojas da área central nos últimos dois anos, que não deixaram vítimas, mas causaram transtornos e geraram grandes prejuízos", alerta o presidente da ACMC, Marco Zatsuga.
Através do portal Via Fácil Bombeiros (https://viafacil2.policiamilitar.sp.gov.br), é possível consultar se a edificação possui licença válida pelo Corpo de Bombeiros, assim como solicitar e acompanhar os processos de análise e vistoria.