A antecipação do Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início ontem em Mogi das Cruzes. Os postos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade amanheceram com longas filas para atender o público idoso para imunização. Hoje, a prefeitura vai disponibilizar 14 postos volantes instalados em bairros distantes, como Chácara Santo Angelo, Varinhas, Parque São Martinho, Jardim Piatã e Barroso, em horários alternados para ampliar a cobertura de atendimento.
O horário de preferência dos idosos é sempre o período da manhã, entre 8 e 11 horas, segundo foi informado pela administração das unidades. A campanha começou no dia 10 deste mês e será encerrada no dia 31 de maio.
A vacinação para os novos grupos prioritários começou na segunda-feira passada em todos os postos de saúde. Na segunda fase, a campanha passou a atender os idosos com mais de 60 anos, os profissionais da saúde, a população indígena, os professores das redes pública e privada e pacientes com doenças crônicas elencadas pelo Ministério da Saúde. Os policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas também estão incluídos na lista.
A reportagem esteve na manhã de ontem nos postos da Vila Industrial e da Vila Oliveira conversando com algumas pessoas. A dona de casa Maria Regina, de 64 anos, que estava tomando a vacina por volta das 11 horas, comentou sobre a importância da imunização. "Eu tenho todas as doses em dia, não deixo de tomar nenhuma delas. Todos nós precisamos fazer o mesmo para evitar problemas de saúde graves no futuro", contou. Maria disse também que a filha trabalha em uma UBS e sempre a lembra de se vacinar.
Já o aposentado Marcos Vicente, 59, contou que também faz todas as prevenções. "Muitas doenças estão aparecendo com o passar dos anos e nós precisamos ficar atentos e se proteger. Eu vou trazer a minha esposa também. Nos casamos recentemente e ela deixou de tomar algumas doses nos anos passados, agora vou deixar tudo em dia para ela também", contou. Vicente comentou que as agulhadas não doem e que ruim mesmo é ter de ficar acamado e doente durante muito tempo.
Também aposentado, Laudemi Barbosa, 66, disse que não tem medo de ficar sem as vacinas e que sempre se previne. "A maioria da minha família já se imunizou, porém, eu só estou fazendo isso hoje mesmo. Aproveitei que estava perto do posto e já passei aqui. Mas eu não tenho medo de ficar sem tomar a dose contra a gripe, é só ter bastante fé", assegurou.
Os pacientes acamados que ainda não se inscreveram para receber o serviço na própria residência têm até o dia 30 de abril para realizar o cadastro, que deve ser feito pelo telefone 4798-6768.
*Texto supervisionado pelo editor.