O prefeito Marcus Melo (PSDB) participou de uma reunião de trabalho, na segunda-feira passada, com o presidente mundial da NGK, Shinichi Odo, e com os diretores Takeshi Kawai e Mikihiko Kato, na qual a empresa japonesa confirmou os planos de ampliação e modernização da unidade produtiva de Mogi das Cruzes. A estimativa é de que sejam investidos R$ 210 milhões na fábrica, com a geração de 200 empregos diretos e indiretos no período de três anos. A reunião aconteceu na cidade japonesa de Nagoya, onde funciona a sede mundial da NGK, e faz parte da viagem do prefeito mogiano em busca de novos investimentos para o município. A viagem não tem custos para a prefeitura - cada integrante da comitiva paga suas despesas.
"Temos uma relação muito próxima com a NGK, que em 2019 completa 60 anos de atuação em Mogi das Cruzes. Nossa visita à sede da empresa aqui no Japão foi muito proveitosa e recebemos a confirmação de que a NGK ampliará sua planta em Mogi, que fica no bairro do Cocuera, e isso trará mais empregos e divisas para a cidade", explicou Melo, que está no Japão ao lado dos vereadores Mauro Araújo e Sadao Sakai, além de empresários locais. A NGK já havia anunciado a disposição de fazer novos investimentos na cidade em 2018, algo que foi confirmado agora.
Antes de ser recebido pela direção mundial da NGK, Melo e a comitiva mogiana foram recebidos pelo embaixador e diretor-geral para Assuntos Estrangeiros do Governo japonês, Takahiro Namakae, na capital Tóquio. O roteiro terá prosseguimento com a visita do prefeito mogiano a Seki, cidade-irmã de Mogi das Cruzes, onde será recebido pelo prefeito Kenji Ozeki.
A cidade é conhecida pelas empresas de cutelaria (facas). Outra cidade-irmã que será visitada é Toyama, onde o prefeito mogiano participará de uma audiência com o prefeito Massashi Mori. Em Toyama, Marcus Melo visitará a sede da Nachi, empresa que possui filial em Mogi das Cruzes. Do Japão, a visita prossegue em direção a Bélgica, onde o prefeito participará de uma série de compromissos na cidade de Tournai.