Poá também inicia nesta quarta-feira a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A mobilização será realizada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os estados e municípios. Na Estância Hidromineral, o público-alvo é de aproximadamente 21,5 mil pessoas. A mobilização seguirá até 31 de maio, sendo em 4 de maio (sábado) o Dia D de imunização.
O prefeito de Poá, Gian Lopes, explicou que as vacinas estarão disponíveis nas 13 unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 15h30. "No dia 4 de maio, um sábado, teremos o Dia D da intensificação da vacina contra a Influenza, quando teremos todas as unidades básicas abertas para atendimento dos grupos prioritários".
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, comentou que as pessoas devem se vacinar dentro do prazo da campanha para evitar gripe e seus agravamentos. É preciso que todos estejam protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção. "A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe".
A diretora da Vigilância em Saúde de Poá, Fabiani Ferri, acrescentou que a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). "À população, a orientação é a adoção de cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais aglomerados".