A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Civil, interditou ontem a avenida Vereador Almiro Dias devido ao excesso de água. O alagamento se deve principalmente ao nível elevado do rio Tietê e o aumento da vazão de água das represas localizadas em Mogi das Cruzes e Suzano, que acabam desaguando em Itaquaquecetuba.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Anderson Santos, a ação para fechar a via foi necessária, pois há o risco do volume de água aumentar em razão das chuvas previstas para o restante da semana. "Essa é uma medida preventiva, para assegurar a integridade de pedestres e motoristas que circulam pelo local", comentou Santos.
Segundo o coordenador, todo o efetivo da Defesa Civil está de plantão para atender as demandas que surgirem. Cerca de cem colchões e cem kits de limpeza já foram distribuídos para famílias atendidas. Já o secretário de Transportes, Rosinaldo Castro, disse estar atento as outras vias que podem sofrer com alagamentos. "Nossas equipes estão alertas para, se for necessário, interditar outras vias que estiverem com excesso de água, o objetivo é garantir sempre a segurança da população", disse o secretário.
Em Ferraz de Vasconcelos, no meio da tarde de ontem, parte da avenida Brasil ficou tomada pela água da chuva que se formou ontem na cidade. Um posto de combustíveis localizado na avenida ficou completamente cercado, mas, apesar da enchente, nenhum caso mais grave foi registrado, até o final desta edição.