Certa senhora leu e releu esta declaração de Jesus e já quis sair praticando. Nada mais correto. Lembrou-se que havia bem no meio do seu quintal um morrinho de formigueiro que a incomodava. Achou que seria uma ótima ideia fazer que aquele montinho fosse transportado, pela fé, para junto da cerca. Foi até o morrinho e espiou dos lados para ver se não tinha nenhuma vizinha olhando. Quando se certificou de que estava sozinha, ajoelhou-se, ergueu os braços como se fosse Moisés diante do Mar Vermelho e clamou:
- Morrinho, eu te ordeno: sai daí agora e vai para junto da cerca!
Abriu os olhos vagarosamente e viu que o morrinho continuava no mesmo lugar. Nem um grão de terra havia se movido.
Levantou-se, bateu as mãos nos joelhos - como quem espana o pó - e disse com desdém:
- Eu já sabia que não ia acontecer nada!
Esta era a sua verdadeira fé e - não é irônico? - a sua fé funcionou: nada aconteceu!
Fomos treinados a vida toda para só aceitarmos a lógica infalível, que explica, feito uma tabuada decorada, que 2 e 2 é igual a 4, e outro resultado está errado ou é impossível. Mas 2 e 2 também pode ser 22. Como Jesus poderia, com a nossa tabuada, alimentar cinco mil homens, além de mulheres e crianças, com cinco pães e dois peixinhos? Se ele pensasse e calculasse como a gente, teria dito: "Xiii, não vai dar".
Os conceitos lógicos estão de tal maneira arraigados na nossa mente que não conseguimos pensar de maneira diferente. Rejeitamos tudo que foge da lógica. E quanto mais preparo intelectual e formal a pessoa tem, mais dificuldade terá para acreditar no oposto ou no ilógico.
Isto explica por que médicos e cientistas, que têm o privilégio de conhecer detalhes espetaculares da criação, inacessíveis aos humanos comuns, ao invés de consolidarem a convicção íntima de que "Alguém" calculou e criou tudo, acabam, na maioria, tornando-se descrentes e céticos que o mais primitivo dos homens.
Médicos e cientistas têm dificuldades para aceitar as explicações dadas por pessoas que foram curadas pelo poder da fé, por exemplo, porque o que Deus fez por elas não pode ser analisado em uma lâmina de microscópio nem pela lógica. Só pela fé! A verdade é que Deus, embora utilize a lógica da física, química, biologia, matemática para manter o Universo funcionando, quando quer realizar o impossível, coloca-se acima das Leis da Natureza.
Exemplo disto está no primeiro capítulo de Gênesis. No princípio da criação, Deus mandou a Luz surgir e fez isso pela fé. "Disse Deus: Haja luz. E houve luz" (Gn 1:3). Se Deus agisse pela lógica, teria dito: "Antes de criar a Luz, primeiro preciso criar o Sol". Mas Ele não fez isso. O Sol somente foi criado no quarto dia. Então vem o cientista com a sua lógica e diz: "Epa! Mas o Sol é mais antigo que a Terra". E duvida de tudo, não compreende que a Verdadeira Luz existe desde antes da fundação do Mundo. Este é o problema.Você precisa passar para um mundo onde tudo é possível. "A fé enxerga o que não se vê, espera o que não existe e realiza o impossível".