A segurança no trânsito é um dos assuntos mais recorrentes do cotidiano, não só por acidentes e atropelamentos, mas também pelo risco de assaltos durante as paradas nos semáforos. Por esse motivo, alguns locais contam com o semáforo intermitente, mais conhecido como "amarelo piscante". A configuração pode ser vista na avenida Doutor Prudente de Moraes, em Suzano, onde das 23 às 5 horas os semáforos atuam no amarelo piscante.
A medida foi tomada após a aprovação da Lei Municipal 4.708/2013, que estabelece que os sinais da cidade fiquem apenas no amarelo, com caráter principal de segurança pública, já que no horário estipulado o tráfego é reduzido e, ocasionalmente, aumenta os riscos de assaltos. A lei impõe que os semáforos instalados na cidade funcionem com o sinal de alerta apenas nesse período.
No último domingo, houve o término do horário de verão, por isso, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana encaminhará um técnico para realizar a atualização dos temporizadores. "A pasta vem atualizando a sinalização semafórica do município - há equipamentos antigos em funcionamento que apresentam dificuldades na manutenção até mesmo pela falta de peças no mercado", esclareceu a administração.
Em Ferraz, os semáforos intermitentes também são obrigatórios por lei. Ao todo, há quatro locais em toda a cidade que a partir das 22h30 funcionam em sinal de alerta. "O semáforo intermitente ajuda a inibir assaltos durante o período noturno, visto que os motoristas não precisam parar nestas áreas", explicou.
De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, não há semáforos em amarelo piscante no município. As cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis não contam com nenhum equipamento piscante em toda a extensão. Já os demais municípios não retornaram até o fechamento desta edição.