A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, reuniu representantes de todos os hospitais e pronto atendimentos da cidade, na sexta-feira passada, para apresentar o Plano de Contingência de Sarampo. Participaram diretores, médicos, enfermeiros, representantes do Núcleo de Epidemiologia e laboratórios da cidade.
O objetivo da reunião foi atualizar as unidades de saúde sobre doenças de notificação compulsória, com destaque para o sarampo, em função dos casos registrados em diferentes partes do país. Mogi das Cruzes não tem nenhum caso de sarampo, mas a prevenção e o monitoramento devem ser constantes.
Durante o encontro, os representantes de hospitais e serviços de saúde receberam cópia do Plano de Contingência de Sarampo, orientações técnicas para atualização de dados epidemiológicos sobre doenças como dengue, febre amarela, sarampo e Influenza, informações sobre atendimento a casos de Influenza, como grupos de risco, tratamento e locais de dispensação de medicamentos, e sobre atendimentos de pacientes vítimas de violência sexual.
O secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, destacou a importância da atualização para os profissionais que prestam atendimento nas unidades de saúde. "Vamos continuar intensificando os projetos, ampliar a qualidade dos atendimentos em favor da nossa cidade", afirmou.
A médica Tereza Nihei, acompanhada do enfermeiro Hector Trevor Campos da Silva, e da médica Sandra Cristina Funari Xavier, apresentou informações técnicas sobre todos os assuntos abordados. Entre as medidas está a criação de um grupo para monitoramento imediato em caso de notificação suspeita de sarampo na cidade.
Atenção
O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo se tornar grave especialmente em crianças menores de um ano. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias.