A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Controle de Endemias, durante essa semana vem intensificando as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, febre chikungunya e febre amarela.
Com o objetivo de eliminar vetores, um dos meios de combate ao mosquito é a nebulização, que consiste na aplicação de inseticida em toda área interna e externa da casa, e em seu entorno (raio de 500 metros) e somente em regiões onde há ocorrências de dengue.
Em 2017, o município registrou quatro casos confirmados de dengue, todos contraídos na cidade, os chamados autóctones. Já em 2018, foram confirmados apenas dois casos autóctones. Os Agentes de Combate às Endemias realizam diariamente ações preventivas contra ao Aedes Aegypt.
As visitas de casa em casa é uma das principais atividades realizadas pelos profissionais da saúde, no qual são feitas vistorias em todas as residências do perímetro urbano e rural quatro vezes ao ano. Os moradores recebem orientações e dicas de como manter o ambiente protegido, além disso, são feitas vistorias em todos os prédios públicos, pontos estratégicos e imóveis especiais.
O trabalho também inclui a avaliação de densidade larvária; bloqueio contra o criadouro; nebulização; panfletagem e fixação de cartazes; atendimento às denúncias; palestras educativas e distribuição de hipoclorito de sódio e telas para caixa d'água. "Temos profissionais capacitados trabalhando incansavelmente no combate ao mosquito. Pedimos muito a colaboração dos munícipes que infelizmente ainda resistem e impedem a entrada dos agentes nas residências, mas quero ressaltar que somente juntos, conseguiremos combater toda e qualquer doença", ressaltou a Secretária Municipal de Saúde, Estela Santana.