Que a tecnologia encurta distâncias e reduz o volume de materiais impressos é fato em toda a sociedade civil contemporânea. Mas as potencialidades advindas dos tempos pós-modernos precisam se tornar uma realidade também no ambiente dos poderes públicos. Essa é a proposta da comissão parlamentar presidida pelo vereador Caio Cunha (PV), cujos trabalhos já foram designados pelo presidente da Casa, Sadao Sakai (PR) e se iniciam neste mês de março. O objetivo principal do grupo de trabalho é a informatização de todos os processos internos da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.
"E com os processos tramitando de maneira online, entra um outro fator: transparência. O acesso é universal e aberto para quem quiser consultar", salienta Cunha. "Transparência, sustentabilidade. E para completar a tríade: participação popular. Com o sistema, é possível haver interação entre os parlamentares e os cidadãos, por meio de audiências interativas, fóruns de discussão e espaços para sugestões e comentários", finaliza.
Tudo isso faz parte do estudo e do levantamento a ser feito pela comissão, presidida por Caio Cunha e que tem como integrantes os vereadores Fernanda Moreno e Mauro de Assis Margarido.
A médio prazo, a ideia é que todo os processos legislativos, desde a apresentação, tramitação e votação de projetos, estejam online, assim como o armazenamento das leis para consultas públicas.
Ainda no mês de março, Caio e Sadao devem ir à Brasília para sinalizar ao Congresso a aplicação do Interlegis na Câmara de Mogi.