Em resposta às situações de mobilidade e acessibilidade urbana no distrito de Jundiapeba, Jardim Rodeio e avenida Francisco Rodrigues Filho, a Secretaria Municipal de Transportes informou, em nota, que está desenvolvendo diversas ações para estas demandas. O foco do trabalho, de acordo com a pasta, é o pedestre.
Para tal, já estão sendo implantadas rampas de acessibilidade, travessias iluminadas, travessias elevadas e outros equipamentos que facilitam a circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Serão investidos R$ 2 milhões, considerando a parceria com o Departamento de Trânsito (Detran), dentro do Programa Paulista de Segurança Viária, e recursos provenientes de emenda parlamentar.
Ao todo, este trabalho compreende, em toda a cidade, a implantação de 86 rampas de acessibilidade, nove travessias elevadas, 34 travessias iluminadas, quatro semáforos e 11 lombadas. Levando-se em conta as rampas de acessibilidade, das 86 previstas, 64 já foram implantadas, faltando 22. Já com relação às travessias iluminadas, 28 das 34 instalações já foram feitas.
Para o corredor formado pelas avenidas Lourenço de Souza Franco, Francisco Ferreira Lopes e Fernando Costa, que liga Jundiapeba à região central, este trabalho prevê a implantação de 21 rampas de acessibilidade. Já no corredor da Via Perimetral, que compreende à avenida Pedro Romero, são 2 rampas acessíveis e 12 travessias iluminadas. O trabalho está em andamento.
Já com relação às solicitações protocoladas junto ao Ministério das Cidades, no ano passado, a secretaria disse que constam o pedido para a instalação de 600 abrigos de ônibus com intervenções de acessibilidade, como piso podotátil (faixas em alto-relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais), por exemplo. A pasta não estipulou prazos de entregas e nem cronograma da realização das ações. (N.F.)