A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes realizou ontem a implantação de uma Floresta Urbana no bairro Nova Mogilar, com o plantio de 40 mudas arbóreas oriundas de compensação ambiental. A Floresta Urbana é caracterizada pelo plantio adensado e em linha de árvores nativas da Mata Atlântica nos dois lados de uma via, cuja calçada deve ser verde ou ecológica.
A diretora de Meio Ambiente, Patrícia Césare, explicou que é mais uma ação proposta pelo Programa Município Verde Azul, que certificou a cidade em 2018 pela primeira vez na história. "O local escolhido para a implantação foi o trecho de 500 metros de extensão da avenida Waldemar Costa Filho, próxima à rua Carlos Baratino. É uma via de grande circulação que liga o Nova Mogilar e o Rodeio", comentou.
De acordo com o titular da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, a escolha da região foi determinada por sua elevada densidade demográfica. "O entorno conta com diversos equipamentos urbanos e está ao lado da área de proteção ambiental da várzea do rio Tietê. No entanto, a via ainda é pouco arborizada. A implantação de vegetação nos centros urbanos tem sido uma das ações mais desafiantes da gestão pública", finalizou.