Após duas horas de depoimento ontem no Fórum de Suzano, o adolescente de 17 anos apontado como suspeito de participação no planejamento dos assassinatos da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na quarta-feira, foi liberado. Ele chegou ao Fórum às 10h44, depois de passar por exames no Instituto Médico Legal (IML) do município ele foi ouvido pelo Ministério Público (MP), que não acatou o pedido feito pela polícia civil de apreender o adolescente.
Anteontem, o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, havia informado que um terceiro adolescente estaria por trás do planejamento do crime que vitimou oito pessoas, sendo cinco estudantes, duas funcionárias e o dono de uma loja de carros -que é tio de Guilherme Taucci Monteiro, 17, um dos atiradores-. Além disso, a polícia revelou que Monteiro assassinou o comparsa, Luiz Henrique de Castro, 25, e após, se suicidou.
A chegada ao local do depoimento foi agitada, com diversos policiais para evitar qualquer tipo de possível agressão. Como o menino é menor de idade, a mãe dele acompanhou a oitiva do MP, comandada pelo promotor Rafael do Val. Apesar das investigações, a Polícia Civil ainda não revelou mais detalhes sobre o envolvimento do adolescente nos homicídios, nem mesmo sobre a suspeito de que ele teria participado no planejamento do ataque.
O adolescente é ex-aluno do Raul Brasil e estudou na mesma sala de Monteiro, considerado o mentor do atentado. Pela manhã, os policiais realizaram buscas na casa dele. Caso o MP venha a fazer a abertura de uma ação na Justiça, a juíza Erica Marcelina Cruz da Vara da Infância e Juventude pode pedir a internação do jovem em uma unidade da Fundação Casa por 45 dias ou pela liberdade assistida.