A Câmara de Itaquaquecetuba realizou na tarde de quinta-feira a audiência pública da Secretaria Municipal da Saúde referente ao 3º quadrimestre de 2018. A mesa do plenário foi ocupada pelo presidente do Legislativo, o vereador Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, a secretária adjunta da Saúde, Silmara do Carmo Pereira, e os parlamentares Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital, João Batista Pereira de Souza (PSDB), o Pelé da Sucata, e Armando Tavares dos Santos Neto (Patriota), o Armando Neto.
Após a abertura, a secretária adjunta explicou os valores do período. "A aplicação apresentada acaba sendo a do ano (de 2018) inteiro, já que o terceiro quadrimestre é o último e os valores vão acumulando. Desta forma, a prefeitura recebeu R$ 334 milhões em recursos e, aplicou R$ 85 milhões na área da Saúde, 10% a mais que o mínimo exigido por lei, que é de 15%", disse.
Após a fala da secretária, Adriana do Hospital questionou uma divergência entre os números apresentados e os dados do Portal da Transparência. "Você fala em 25,72%, aqui no portal está 25,78%. Há uma diferença", falou a parlamentar. Em contraponto, Silmara respondeu que isso pode ter ocorrido por causa de despesa empenhada (já utilizada) e despesa líquida (destinada para uso). Adriana lembrou que não é a primeira vez que os números não são exatos aos do portal.