As obras da nova estação de trem central de Mogi das Cruzes ainda não têm previsão de quando serão realizadas. O início e o término de futuras instalações do Governo do Estado de São Paulo, como as direcionadas ao Alto Tietê, só poderão ser divulgados após a conclusão de projetos básico e executivo, conforme informação revelada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) à reportagem do Grupo Mogi News.
De acordo com a CPTM, "neste início de gestão, os projetos em elaboração estão passando por análise de cronograma". Em 2017, o prefeito Marcus Melo (PSDB) chegou a participar de uma reunião com o presidente da empresa, Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, para tratar sobre a nova estação. Na época, foi divulgado que a estimativa é de que sejam investidos R$ 80 milhões na construção que alteraria o local da estação, passando a ser em frente ao Terminal Central.
Um dos deputados que acompanha a questão é o estadual Marcos Damasio (PR). À reportagem, o parlamentar informou que ainda não há novidades sobre a nova estação, bem como previsão para o início das obras. "O governo está estudando formas de concretizar o projeto. Uma delas seria por meio de Parceria Público-Privada (PPP), mas não há nada definido", ressaltou.
Damasio também explicou de que forma está acompanhando o processo para a construção. "Por meio de reuniões com o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; com o vice-governador, Rodrigo Garcia; com o secretário executivo da Casa Civil, Antonio Carlos Rizeque Malufe; e com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. A necessidade da nova estação na área central de Mogi das Cruzes foi apresentada a todos eles, que garantiram que o assunto será estudado. Uma vez apresentado o pedido, vamos continuar acompanhando o andamento e cobrando uma resposta", concluiu.