O fornecimento de água potável na Vila Piauí e no Jardim Vista Verde, na região do Cambiri, em Ferraz de Vasconcelos, depende, sobretudo, de mudanças na lei estadual de proteção de mananciais. A possível instalação da rede de água nos dois bairros ocupados, respectivamente, há mais de uma e de duas décadas, foi discutida ontem em reunião na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em Suzano.
No encontro articulado pelo vereador, Ananias Coelho Neto (PSL), o Neto Cambiri, participaram o gerente de Departamento da empresa, Eduardo Camargo Afonso, o gerente de Divisão, Zemicindo Miguel Mendes, o deputado estadual recém-eleito Jorge do Carmo (PT), o secretário municipal de Obras, Antônio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos, e os representantes dos moradores, Ivan dos Reis Rocha e Jilvando Silva Santos. Em geral, os presentes acreditam que está sendo dado o primeiro passo para resolver o problema de mais de duas mil famílias. Hoje, o fornecimento de água é obtido por poços artesianos.
Para a cúpula da Sabesp, tão logo a alteração na legislação ambiental seja sancionada pelo governo estadual, a empresa pretende iniciar a colocação da rede de água na Vila Piauí e no Jardim Vista Verde. A modificação na norma se faz necessária porque os dois bairros estão situados em Área de Proteção de Manancial (APM) e, portanto, sem mudar a lei de cabeceiras fica impossível o serviço ser feito. Em suma, a Sabesp tem total interesse, porém, não pode entrar em comunidades não legalizadas.
Por outro lado, assim que tomar posse no próximo dia 15 de março, o deputado estadual Jorge do Carmo almeja como a sua principal bandeira política a regularização fundiária, incluindo a da Vila Piauí e a do Jardim Vista Verde. A intenção, segundo ele, será oferecer segurança jurídica aos moradores, ou seja, possibilitar que eles possam receber a posse de seus imóveis. Para tanto, o petista planeja atuar sempre em parceria. "Vou trabalhar para assegurar o amparo legal", diz.